Aclimatando no Condoriri

Hola amigos! Depois de uma breve jornada pelas montanhas do Condoriri, cá estamos em La Paz tomando providências quanto a próxima etapa da expedição e também outras relativas à nossa saúde, no caso, tratando do beiço assado e do nariz cozido, tudo efeito do sol e do frio.

Em resumo, investimos 4 dias de aclimatação na região do Condoriri. O primeiro foi para chegar até o campo base e montar acampamento. O segundo, para breve escalada ao Cerro Mirador (5000 e pouco metros). O terceiro, para treinamento e chegada ao cume do Cerro Tarija (5250m). Quarto, para finalmente desmontar acampamento e retornar a La Paz.

O que mais pegou nesta jornada, exceto os próprios efeitos da altitude, foi ter que enfrentar o violento frio que nos atormentava da hora que o sol se escondia atrás das montanhas, em torno das 18h30, até o amanhecer e novo aparecimento do astro rei, lá por 8h00. Era impossível ficar fora das barracas neste período.

O momento de maior emoção, digamos assim, foi a passagem final para chegar ao cume do Tarija. Era uma rampa sinistra, minúscula, onde mal cabiam os pés, e com abismos dos dois lados. Ou seja, em caso de uma queda, não havia melhor opção, todas seriam assustadoras. Mas enfim… passamos encordados, deu tudo certo, e estamos aqui para contar a história.

A região do Condoriri é belíssima, e com certeza merece visitas futuras, especialmente para escalar as outras montanhas. Ficamos satisfeitos com os serviços de logística contratados, tanto o transporte La Paz – Pueblo de Tuni – La Paz, quanto a senhora encarregada pelas mulas.

E é isso. Nosso amigo Leandro nos deixou ontem, voltando pro Brasil. Agora estamos somente eu e Alisson por aqui. Eu acho a Internet aqui meio suspeita, de modo que não me sinto muito confortável fazendo uso de sistemas que utilizem minhas senhas. De qualquer modo, sempre que possível, atualizarei este blog.

As fotos que ilustram o post são do Alisson. Abraços, até o futuro.

Fique Informado

Escolha a maneira como você gostaria de ser avisado dos próximos posts

Bookmark & Share

Compartilhe com os seus camaradas

7 Comments

  • Alucinante. Parabéns!

  • Que beleza, parabens traz f coca rsrsr

  • Luiz Martinez

    Aeeeee parabens! Alta montanhaaaaaa! Ai sim a coisa fica bruta! Em La Paz ano passado só usei internet no hotel e mesmo assim usando vpn pra evitar problemas com os amigos do alheio

  • Muito bom paizao! Vai fundo! Ou melhor pro alto e avante!

  • Valeu piazada! Prometo levar uma lembrança pra todo mundo, mas vou entregar somente na montanha :) Abraços!

  • Se a idéia e sair um pouco da rota turística e se aventurar por lugares menos freqüentados da Cordilheira Real, as montanhas mais ao norte de La Paz são uma excelente opção. Difícil é encontrar informações e transporte, já que as agências na sua maioria só oferecem serviços para Condoriri e Huayna Potossi. Ao norte está o Chachacomani 6.074m, que junto com o Chearoco 6.127m, o Illampu 6.368 e o Ancohuma 6.427m formam uma maçico de glaciar perpétuo e muito grande. Infelizmente nos faltou tempo para conhecer este pedaço da Cordilheira Real, mas com certeza já está nos planos da próxima temporada.

Comente