Guaricana do Ibitiraquire

Guaricana é um tipo de palmeira da família das arecaceaes, que ocorre no sul e sudeste do Brasil, especialmente na Mata Atlântica. Porém, para o montanhista paranaense, a menção deste nome remete a uma pouco frequentada montanha do setor norte da Serra do Ibitiraquire, que do alto dos seus 1.540m expõe toda a beleza de uma porção ainda pouco modificada de nossas florestas e serras.

O propósito deste post, ainda que haja outro, é dar cabo a reunião de material fotográfico referente ao Guaricana. Após diversas incursões por nossas montanhas, o que se pode mostrar sobre o assunto está aqui. Ademais, levando em conta o sucesso de uma empreitada, o excepcional clima de um dia perfeito, e a harmoniosa companhia dos camaradas, ficam meus abraços para Jopz, Alisson e Élcio.

-x-x-

Ida 600, 750, 1000, 1500. Volta 1600, 1700, 1820. Vamos à seleção de fotos, que é que o vale a pena de verdade.

Fique Informado

Escolha a maneira como você gostaria de ser avisado dos próximos posts

Bookmark & Share

Compartilhe com os seus camaradas

6 Comments

  • OPAZ, um ótimo sabadão na montanha, gente kamarada e visual de primeira. Até a próxima!

    JOPZ

  • Grande Vinicius!!!

    Nao estou conseguindo acessar meus mails do Nas Nuvens, entao vou te avisar por aqui mesmo rsrsrs.
    Primeiro parabéns pelo Guaricana, essa montanha faz algum tempo que esta para sair rsrs.
    Estamos bem e agora estamos em La Paz, retornamos do Condoriri, o tempo esta um tesao e esta indo tudo tranquilo. Daqui uns 5 dias entro em contato novamente.
    Um grande abraco Pia.

    Natan

    • Grande Natan, que bom ler notícias suas! Já to ligado de suas conquistas aí na Bolívia. Estamos todos torcendo por você. Fico no torcida aqui. Grande parabéns e não esqueça das minhas folhas de coca :-)

  • Sou o responsável pelo site da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio. Num artigo sobre o Parque do Guaricana, inclui uma foto de seu interessante blog. Peço sua autorização para mantê-la no site. Caso não haja aquiescência ao meu pedido, comprometo-me a retirá-la imediatamente. Os direitos estão mencionados na foto. Nosso site está em http://www.ccp.uenp.edu.br e a página está em Notícias > Paraná festeja criação do Parque Guaricana, na Serra do Mar. Grato.

    • Prezado Newton,
      o Morro Guaricana fica na região da Serra do Ibitiraquire, onde também está o Pico Paraná. O Parque Nacional Guaricana, criado em 2014, fica na porção sul da Serra do Mar, englobando as Serras de Canavieiras e da Igreja. Ou seja, o Morro Guaricana não está dentro do Parque Nacional Guaricana – são porções diferentes da Serra do Mar Paranaense!
      Abraços

Comente