Toca do Duende

A montanha que atende pelo nome de Toca do Duende fica situada na Serra das Canavieiras, e tem aproximadamente 1300m de altitude. O seu cume é acessível pela montanha vizinha, Primeiro de Maio, uns 300 metros em direção norte. A região toda é habitada por carrapatos, que em quantidade abundante infernizam a vida dos mamíferos. O nível de especialização destas criaturas permite que elas tenham tamanhos variados, e rapidamente escalem pernas e braços rumo ao sangue precioso. Mesmo carregando dezenas de carrapatos, fomos e voltamos tranquilos, num ritmo forte na subida e mais ainda na descida. Felizmente pegamos um dia bom e descobrimos alguns detalhes que antes eram resolvidos apenas pela imaginação. E, no caso, o nome Toca do Duende se refere ao acessório usado na cabeça, não ao buraco que serve de esconderijo.

Fique Informado

Escolha a maneira como você gostaria de ser avisado dos próximos posts

Bookmark & Share

Compartilhe com os seus camaradas

4 Comments

  • Alisson Cotrim Wozniak

    Malditos carrapatos…

  • Salve Dr,
    Embora faça quase uma década que não ando por essas bandas, acredito que tudo continue igual. A mesma trilha, os mesmos caminhos de anta e os mesmos não caminhos.
    Além disso, naquela época diziamos que essa era a Serra da Igreja e não das Canavieiras, mas como a toponimia muda…vai saber se Canasvieiras não é o nome geral para diversas serras. Para mim as canavierias estão entre a serra da prata e da igreja, cercada pela trilha da ambulância e da limeira…
    Alias, dizem as ledas q essa serra, a da igreja, já foi cruzada em todos os sentidos, quem sabe não é hora de reavivar essas estradas dos rempos do cabral? E te digo, dessa serra o cume que mais me satisfaz é o da própria igreja, mesmo que lá haja padres ansiosos pela sua alma!
    Abs

  • Aproveitando… Serra das Canavieiras: é assim que está na carta topográfica.

Comente