Travessia da Serra do Capivari

Terminado os trâmites logísticos, sábado às 9h iniciamos jornada rumo ao primeiro cume da travessia, a saber, o Capivari Mirim 1552m, aonde se chega após passar sequela de mato queimado, e depois, bonito campo de altitude, não sem antes cruzar com algumas cobras. No cume há uma carcaça de urubu.

Já a partir do Capivari Médio 1619m encontramos evidências da presença de antas, e inevitavelmente, de enormes bolos fecais e hordas de carrapatos. Dali tocamos para o que chamam de Capivari Médio Dois 1591m, em cujo topo se quebra ao norte e se desce determinado rumo ao fundo do vale, passando por grande pedra estrategicamente posicionada na crista. Antes do vale, temos um infeliz campo de bambus, mas tudo se releva quando belo é o objetivo.

Em torno das 17h, faceiros da vida, atingimos o local de pernoite: um agradável pedaço de terra no fundo do vale, praticamente desimpedido, protegido por duas grandes árvores e por um brejo calmo, contando inclusive com água corrente nas proximidades. Na barraca ficou Pacheco. Nas redes Diego, Emerson e eu. Noutra barraca, Alex. Janta comunitária e boa noite.

Domingo amanheceu cedo, e a alvorada no Capivari começou com nuvens muito altas, sinal de mudanças no céu. Desmontado o acampamento e acoplados às mochilas, começamos a buscar orientação na mata fechada. Depois, lá no alto da encosta, reencontramos rastro antigo deixado pelos camaradas, próximo a uns xaxins, e podemos dizer que aí entramos no fim da jornada. Mais meia-hora e atingimos o cume do Capivari Grande 1621m.

Grata foi a surpresa ao encontrarmos outros camaradas na região, no caso Fiori, Moisés e Marinho. Após breve relato devidamente anotado no caderninho do cume, iniciamos os procedimentos de descida, que constituiu em baixar até as antenas e apreciar o último visual do alto das pedras, já com o céu repleto de nuvens. Ainda contamos com o apoio logístico dos amigos, que se ofereceram para levar no carro nossas mochilas até o posto na rodovia. A fim de concluir a travessia e tomar uma merecida gelada, resolvemos todos descer também.

Emerson, Diego, Pacheco e Alex no cume do Capivari Mirim.

Emerson, Diego, Pacheco e Alex no cume do Capivari Mirim.

Fique Informado

Escolha a maneira como você gostaria de ser avisado dos próximos posts

Bookmark & Share

Compartilhe com os seus camaradas

5 Comments

Comente